Trabalho Voluntário
Crédito: Divulgação
Publicidade

No Brasil, apenas 4% da população realiza trabalhos voluntários e, a maior parte, são promovidos por mulheres

Ser voluntário é muito mais que doar parte do seu tempo em prol do próximo, é oferecer amor e carinho sem pedir nada em troca. E, no dia 05 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Voluntário. Segundo dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2018, o voluntariado é praticado por mais de sete milhões de brasileiros, correspondendo a 4,3% da população, com mais de 14 anos.

Trabalho Voluntário, Voluntariado

Ainda, segundo a pesquisa, a duração média das atividades voluntárias eram de mais de 6 horas por semana. A maior parte dos trabalhos voluntários são realizados por mulheres e, geralmente, acontecem em instituições sem fins lucrativos, como congregações religiosas, sindicatos, condomínios, partidos políticos, escolas, asilos, hospitais, entre outros.

 

“Um voluntário não espera nada em troca. Ser um voluntário muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias e, é por isso, que muitos sentem vontade de ajudar. As instituições do terceiro setor dependem de doações e da ajuda da comunidade. É um trabalho muito valorizado em instituições que nem sempre têm condições de formar um quadro de colaboradores completo para atender toda demanda e atingir os objetivos da missão”, ressalta Anelise Marcolin, diretora executiva da Fundação Pró-Renal.

O trabalho de voluntariado traz benefícios não só para os envolvidos diretamente, mas para a sociedade como um todo. Ao se propor à ajudar o próximo, os voluntários acabam entendendo e aprendendo sobre um universo que muitas vezes ele não faz parte e através disso, acaba descobrindo outras visões sobre aquele meio e difundindo essa realidade para seu círculo pessoal e profissional.

Por exemplo, uma pessoa sem deficiência que faz algum trabalho voluntário com pessoas com deficiências, acaba se engajando muito mais na luta pela acessibilidade, mesmo que  não haja tantas limitações para ela como individuo. Ou uma pessoa que se engaja no voluntariado hospitalar, consegue reconhecer mais rapidamente determinados sintomas e ajudar pessoas que possam vir a ter alguma complicação médica.

Acreditamos que o trabalho voluntário é a melhor forma de mudar o mundo, escolha algo que você gosta de fazer e ache um jeito de usa-la para fazer o bem!

Siga Livre, Siga Expresso Livre0

 

*Autor Redação Expresso Livre com Jéssica Amaral e IEME Comunicação

Publicidade

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta