Thiago Ramil - por Guilherme Bragança
Crédito: Guilherme Bragança
Publicidade

Ele tem apenas 29 anos e escreve com a sabedoria de uma alma que já viu muita coisa do mundo e sabe como explicar através de músicas. Misturando as influências de mpb, samba,  rock,  reggae, de jazz, milonga, entre outros ritmos, Thiago Ramil traz de uma forma nova a melancolia clássica da música feita no sul temperando com elementos tribais e eletrônicos. Suas letras impactam e levam a reflexão de uma forma natural, com harmonias bem construídas e um timbre de voz que conquista na primeira nota.

Ouvindo toda a obra de Thiago Ramil, que por sinal também é psicólogo, é fácil de se identificar com várias ideologias e reflexões propostas em músicas que podem se apresentar mais leves ou mais viscerais, sendo que não há uma forma de padronizar ou de rotular sua arte. É, definitivamente um artista que representa bem toda ideologia que trazemos na Expresso Livre.

Para ouvir seu último álbum

 EmFrente CLIQUE AQUI

Thiago também é integrante da Casa Ramil  – Um projeto criado para homenagear Dona Dalva – a matriarca da família Ramil, primos, tios e irmãos fazem um grande espetáculo formado por: Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, João e Thiago no palco e Branca, Karina, Kaio, Isabel,  Chris e Marcelo nos bastidores!

 

Os prêmios também marcam presença na carreira de Thiago Ramil. O disco Leve Embora, de 2015 foi indicado ao 17º Latin Grammys na Categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Recebeu três indicações ao Prêmio Açorianos 2016, sendo premiado nas categorias Melhor Intérprete Pop e Artista Revelação.

O clipe da música ‘Amora’ de Thiago Ramil foi premiado no Prêmio de Profissionais da Música (Brasília) na categoria Melhor Diretor de Video-Clipe (Emília Abel / Lucas Carneiro Neves) 

Seu último laçamento foi o clipe de Clareira Criada, música feita em parceria com Poty Burch em que ele canta a vida de uma árvore que arde em chamas, escrita genialmente em primeira pessoa. Narrando o ponto de vista da árvore que nasceu, cresceu e está  queimando, o clipe dirigido por Guilherme Becker foi gravado nos arredores de Porto Alegre e mostra partes da queimada da mata nativa do Rio Grande do Sul.

Assista aqui, Clareira Criada de Thiago Ramil:

CLAREIRA CRIADA (Thiago Ramil/Poty Burch)

Qual é o estado da matéria

Quando o fogo pega na minha pele e vira fumaça

Estala minha casca arde peito em brasa

Que lateja por dentro quando o vento assopra

Chama dança a rajada embala e se espalha cedo pela selva mata

Clareira criada

Clarão na madrugada

Que cala toda fauna

E faz do mato pasto pro gado

Pra nascer rompi a terra

Fui crescendo gota a gota

Pelos feixes que cruzavam

A cortina de outras tantas

Demorei chegar no topo vi o vasto mundo em torno

Vasto verde todo como eu

Numa noite vi chegar

Uma nuvem suja

Sufocando todo ar

Borbulhando cada gota

Vi o verde avermelhar

Vi um mar ardendo em chama

Hoje é cinza

Hoje é cinza

***

Próximos shows de Thiago Ramil:

11/12 Rio de Janeiro
Show com Rafael Lorga (Banda Pietá)
Casa Sapucaia (Rua Aarão Reis, 63/01- Santa Teresa).
12/12 Juiz de fora – MG
Show com Clara Castro e Nathan Itaborahy
Uthopia (Av. Presidente Costa e Silva, 2445 – São Pedro).

 

Siga Thiago nas redes sociais:

 

**

Por

Amanda Lyra - Crédito_Nick SourientAmanda Lyra – Cantora, compositora, produtora e apresentadora, cadeirante e idealizadora do Projeto Solyra.

CEO da Expresso Livre e Colunista da Peita.

Siga ela no FACEBOOK e INSTAGRAM.

Leia Mais matérias AQUI

Publicidade

Deixe uma resposta