Publicidade

São Paulo – SP 27/10/2020 – Atualmente existe no Brasil uma pioneira e inovadora tecnologia exclusiva em hélice contínua e bomba de concreto de pequeno porte.

Com o aumento das pequenas e médias obras de fundação do tipo estaca hélice contínua na construção civil surge novas tecnologias para atender adequadamente essa demanda

Por muito tempo as obras de fundação de pequeno e médio porte tiveram deficiência e limitação de tecnologia para estaca de hélice contínua. Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) com a retração do setor dos últimos anos e a paralisação das grandes obras no país são as pequenas e médias obras que estão dando fôlego para o serviço de fundações na construção civil.    

Sendo o Brasil, um país extenso e continental, com uma grande variedade de climas, solos, construções, dentre outras características. Os tipos de tecnologias empregadas para iniciar uma obra na fundação podem variar com cada condição geotécnica local. 

Um tipo de fundação que atende muitas condições é a estaca de hélice continua moldada in loco com um trado em espiral, que é introduzido no solo com um tubo central vazado por onde é bombeado o concreto. Conforme o trado é extraído do solo, simultaneamente é preenchido com concreto bombeado sob pressão (sendo controlada pelo operador da perfuratriz de hélice contínua), para não ocorrer falhas. Após o fim da concretagem é colocada a armação em forma de gaiola, sendo introduzida manualmente na estaca ou com o auxílio de uma máquina.

Com essa técnica executiva, a hélice contínua se torna uma das melhores soluções do mercado já que esse tipo de estaca pode ser executada em terrenos coesivos e arenosos, principalmente em terrenos abaixo do lençol freático (terrenos que contêm água).

Outros diferenciais relevantes para a escolha da estaca de hélice contínua são o baixo nível de ruído e vibração, sua alta produtividade e rapidez na execução da obra. Além de deixar o canteiro de obras mais limpo.

Porém, antigamente a grande maioria das perfuratrizes de hélice contínua era de grande porte, o que deixava o custo alto para as pequenas e médias obras de fundação no país.

Para suprir essa necessidade do mercado, atualmente existe no Brasil uma pioneira e inovadora tecnologia exclusiva em hélice contínua e bomba de concreto de pequeno porte onde equipes especializadas podem operar em pequenas obras urbanas de difícil acesso, justamente onde outras empresas do ramo de fundação possuem dificuldade em executar devido ao grande porte das perfuratrizes e o alto custo de mobilização para atender as restrições de circulação em zonas urbanas.

O equipamento estaca de hélice continua de pequeno porte da Rei Hélice Contínua consegue executar a fundação em áreas complexas de no mínimo 5 metros de largura no terreno, sem prejudicar as construções vizinhas. Além disso, este equipamento produz menor poluição sonora e pode transitar de forma mais rápida nas grandes cidades, sem restrições de mobilidade.

Com esses diferenciais, a escolha do tipo de fundação ganha mais uma opção nos dias de hoje. É importante avaliar que o custo para execução da fundação varia de acordo com a técnica empregada e também com o perfil do solo onde será construída a edificação.

Mais informações em hélice contínua para todas as obras.

Website: https://www.reihelicecontinua.com.br/estaca-helice-continua.php

Publicidade

Deixe uma resposta