Publicidade

São Paulo 20/10/2020 – “Essa capacitação será um diferencial para os profissionais de saúde e condicionamento físico. Cada aluno tem uma necessidade. Os treinos não podem ser iguais.

Denominado Viajando pela Fisiologia, o projeto oferece cursos online de capacitação sobre fisiologia do exercício e prescrição de treinamentos a profissionais de educação física, fisioterapia e áreas afins.

O professor de educação física Fábio Ceschini abdicou das aulas presenciais em universidades e demais instituições, como o Centro de Pesquisa e Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein, para dedicar 100% do tempo na escola de cursos online que criou – a Viajando pela Fisiologia.

O projeto oferece aulas de capacitação sobre fisiologia do exercício e prescrição de treinamentos a profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição, além de professores universitários que buscam aprimorar suas aulas. Estudantes dessas áreas que desejam ampliar o conhecimento também estão entre os inscritos na plataforma, de acordo com o professor.

Para Ceschini, a mudança de rota – feita com o apoio da esposa, sua sócia no projeto – foi decisiva para a estabilidade financeira da família.

A pandemia trouxe para o professor, que é mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, os cifrões comprobatórios. Mesmo neste período de dificuldade financeira para muitos brasileiros, a escola alcançou, ainda no primeiro semestre de 2020, um faturamento três vezes maior ao registrado em todo o ano de 2019.

Nesse período, também foi observado um aumento significativo no número de inscrições para os cursos. Até agosto de 2020 foram registrados 14 mil novos alunos. Durante todo o ano de 2019, 9 mil.

Ficamos apreensivos no início da pandemia. Com isso, optamos por aumentar a quantidade de conteúdo gratuito. Realizamos muitos intensivos de webinar. Também elaboramos conteúdos extras como o de capacitação em prescrições de exercícios e sistema imune. Tudo isso atraiu muita gente”, enfatiza.

Capacitação em fisiologia do exercício e prescrição de treinamentos

Além de um leque abrangente de cursos, os conteúdos de Ceschini miram em um mercado aquecido entre os profissionais de saúde e crucial para uma parcela significativa da população que busca envelhecer com acompanhamento físico e qualidade de vida.

Uma das capacitações oferecidas – entre as opções de certificação, master classes, mentorias e workshops – é a de Prescrição do Exercício para Idosos Baseada em Evidências Científicas, que trata das alterações nas variáveis de aptidão física decorrentes do envelhecimento, como cardiorrespiratórias, metabólicas e neuromusculares.

A produção de treinos para quem apresenta Alzheimer ou Mal de Parkinson, além de exercícios que podem ajudar na cognição dos idosos, também são assuntos tratados nas aulas.

A capacitação para a prescrição de treinos aos portadores de doenças crônicas, tais como obesidade, diabetes, hipertensão cardíaca, bem como para quem tem fibromialgia, osteoporose, osteoartrite e cardiopatia, ainda faz parte da grade de cursos oferecidos pelo professor.

“Essa capacitação será um diferencial para os profissionais de saúde e de condicionamento físico, pois cada aluno tem uma necessidade. Os treinos não podem ser iguais”, explica.

Empreendedorismo já registra 30 mil alunos

A concepção do negócio nasceu além da demanda do mercado. “Dei aulas em diferentes regiões e tive alunos que passavam quatro, seis e até 12 horas dentro de um barco, carro ou ônibus para se deslocar de suas cidades em busca de aprendizado. Muito desistiam. O projeto foi desenhado para transmitir o conhecimento das aulas presenciais para o online“, conta.

Criada em 2017, a iniciativa já acumula 30 mil alunos, entre já capacitados e ativos na plataforma. As inscrições variam entre R$ 27 e R$ 1 mil, a depender dos formatos. O empreendedor aposta também em conteúdos disponíveis a partir de mensalidades, que dão acesso a um pacote robusto de aulas ao vivo e gravadas, e-books, artigos e protocolos.

“Eu e minha esposa ganhávamos acima da média. Eu, como professor universitário. Ela, como chefe de laboratório de farmácia. Em janeiro de 2017, ela foi demitida. Começou a procurar emprego, mas as oportunidades ofereciam salários menores. Para compensar a renda, eu trabalhava todos os finais de semana. Comecei a ler um livro sobre empreendimento que tratava sobre como ter sucesso na profissão e ganhar dinheiro na internet. Dei na mão da minha esposa. Ela leu em três dias e disse: – Já sei o que vou fazer. Vou vender seus cursos na internet. Nem Facebook eu tinha. Decidi aceitar a proposta, mas acreditava que ela iria desistir e arrumar um emprego na área de formação. Mas iniciamos a empresa em fevereiro. Começamos do zero, ela aprendeu a fazer site, integrar ferramentas de marketing, editar vídeos e fazer as redes sociais. Eu passei a produzir o conteúdo das aulas. O primeiro curso aconteceu em junho. O segundo, em setembro. Hoje, trabalhamos 100% focados na nossa empresa”, destaca.

A popularidade do professor na internet, com 120 mil seguidores no Instagram e 47 mil inscritos no YouTube, rendeu palestras e convites presencias, além de pedidos recentes por consultorias de interessados em aprender um modelo de negócio para esse nicho específico de treinamentos e fisiologia do exercício.

Mudamos nossa vida e estamos ajudando a mudar a de outros colegas de profissão. Eles se identificam com a nossa história“, afirma Ceschini que também é um dos autores do livro O Sucesso É Treinável (Gente Editora, organizador Joel Jota), que reúne vinte histórias inspiradoras de profissionais e empreendedores brasileiros.

Mais informações na plataforma: Viajando pela Fisiologia

WhatsApp: (11) 97403-8856

E-mail: contato@viajandopelafisiologia.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/viajandopelafisiologia/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuR142SeNwLEN9eu1g6yo2w

 

Website: https://www.viajandopelafisiologia.com.br/

Publicidade

Deixe uma resposta