Publicidade

Brasil 29/10/2020 – Esta especialidade médica é responsável pelo cuidado da saúde de crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Apesar disso, a distribuição de médicos que exercem a pediatria nos estados brasileiros ainda é muito ruim. Mais de metade dos profissionais estão localizados no Sudeste do país, enquanto o Norte tem apenas 4%.

O número de médicos exercendo a Pediatria no Brasil aumentou cerca de 10% em dois anos. Porém, poucos são ainda os pediatras inscritos regulamente e aptos a efetuarem publicidade médica do status de “pediatra”. Atualmente, são cerca de 40 mil especialistas aprovados na prova de titulação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O censo de especialidades médicas divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou que a Pediatria é a segunda especialidade médica preferida pela maioria dos médicos do país, perdendo apenas para Clínica Geral. Eles representam 11,23% dos médicos.

Esta especialidade médica é responsável pelo cuidado da saúde de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Sua atuação compreende aspectos clínicos, preventivos e de pesquisa. O pediatra, além de tratar da saúde infantil, deve nortear as famílias sobre questões como alimentação, vacinação, aleitamento materno e prevenção de acidentes.

De acordo com a pesquisa da Demografia Médica, em 2018, o número de médicos especialistas está aumentando. Isso se dá por conta da expansão de programas e vagas de residência médica. Porém, a distribuição de médicos exercendo a Pediatria nos estados brasileiros ainda é ruim. Há uma grande concentração nos estados mais desenvolvidos e nas capitais. Mais da metade desses profissionais, aproximadamente 55%, estão localizados na região Sudeste do país. Longe desses números está o Nordeste e o Sul com 16,2%, o Centro-Oeste com 8,6% e o Norte com apenas 4%.

A Pediatria tem uma ampla área de atuação. O médico pós-graduado nesta especialidade poderá ter seu consultório, atuar em clínicas e hospitais privados e públicos, podendo também lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, coordenar unidades de saúde, ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, postos de saúde, em programas como o “Médicos pelo Brasil” ou órgãos de fiscalização.

Observando essa necessidade mercadológica de capacitação e qualificação constante dos médicos, o FGMED – departamento integrante do United Faculties Group – lançou, com exclusividade, novas subespecialidades pediátricas. Os novos cursos ofertados são: Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia Pediátrica, Emergências Pediátricas e Neonatais, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Medicina Fetal, Nutrologia Pediátrica, Oftalmologia Pediátrica, Oncopediatria, Pediatria Integrativa, Pneumologia Pediátrica, Neonatologia e UTI Pediátrica e Neonatal.

Além dessas subespecialidades, a instituição também disponibiliza o curso de especialização em Pediatria, com 9072 h/a. As matrículas já estão abertas e os cursos são ofertados em todo o território nacional, na modalidade presencial ou EaD.

O FGMED é um programa de educação médica continuada, preocupado com a formação democrática de todos os médicos, sejam brasileiros ou estrangeiros. Sabendo que a pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios a todos profissionais da saúde, o grupo educacional criou o FGCRED, programa de crédito educativo do FGMED em parceria com a INTERSECTOR, que possibilita ao aluno o financiamento de cursos de pós-graduação em até 60 meses, com 90 dias de carência.

Vale ressaltar que o corpo docente da instituição é composto, essencialmente, por professores doutores. As pós-graduações são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Diversos cursos contam com a metodologia da simulação realística, podendo ser cursados 100% on-line. Além disso, seus alunos dispõem de acesso ao sistema de aprendizado virtual durante 24 horas por dia.

Os interessados podem inscrever-se em fgmed.org | instagram.com/fg_med ou entrar em contato pelo 0800 11 1111.

Website: http://fgmed.org

Publicidade

Deixe uma resposta