Habla Del Mar - O vinho Fermentado no Mar
Crédito: Divulgação
Publicidade

Habla é um projeto familiar que tornou realidade o seu sonho de elaborar vinhos exclusivos e únicos. Pioneiros em todo o mundo com depósitos submarinos na Baía de Saint-Jean-de-Luz a vinícola lançou o vinho Habla Del Mar, que termina sua evolução nas profundezas do mar em terras francesas, um conceito totalmente inovador e algo completamente inédito em qualquer outro vinho branco.

Habla Del MarElaborado à partir da mescla de uvas brancas de origem atlântica, o vinho é submetido a uma segunda fermentação, o que rejuvenesce a bebida e oferece uma série de nuances salinas, de algas e acidez equilibrada.

A fermentação é um processo químico em que as leveduras (organismos unicelulares) são as protagonistas responsáveis ​​pelo sabor. A bebida fica imersa durante cinco meses em uma temperatura de 8ºC em uma espécie de adega submarina.

O trabalho é realizado por uma equipe de mergulhadores que controla todos os processos, desde a regulagem de pressão, temperatura, profundidade de água em que está imerso e correntes marinhas.

Todo o projeto de pesquisa e desenvolvimento do Habla Del Mar surgiu graças à curiosidade de um enólogo que estava procurando uma nova vinificação e pensou no fundo do mar, porque faltava gravidade e condicionava a produção.

Habla del Mar

As marés influenciam a biodinâmica e as tempestades afetam as espécies marinhas. Então com a temperatura constante e a pressão 300 vezes maior que a da superfície, surgem novas condições para um ser vivo como a levedura do vinho, o que dá uma evolução diferente e intensifica suas nuances marinhas.

Embora existam outros vinhos que foram levados ao  fundo do mar,  eles foram apenas as garrafas, enquanto Habla del Mar  tem sua segunda fermentação subaquática; portanto, é a vinificação e não o envelhecimento que ocorre nas profundezas.

Infelizmente, o vinho ainda não está disponível para compra no Brasil, mas fez parte dos destaques da importadora de vinhos Hispania na Wine Trade Fair que aconteceu em setembro em São Paulo. No site da Hispania é possível comprar outros rótulos da Habla, como Habla de Ti, Habla Rita, Habla Del Silencio, entre outros.

 

Fontes:

https://www.cocinayvino.com/

http://www.bodegashabla.com/bodega-y-vinedo/

https://cincodias.elpais.com/cincodias/2017/07/24/companias/1500918279_868868.html

Texto por:

Amanda Lyra – Cantora, compositora, produtora e apresentadora, cadeirante e idealizadora do Projeto Solyra. Diretora e Editora chefe do Expresso Livre e Portal VRNews!Siga ela no FACEBOOK e INSTAGRAM

 

 

 

 

 

Publicidade

Deixe uma resposta