Beatles
Publicidade

Considerada por muitos a melhor banda de todos os tempos, os Beatles foram divisores de águas na história da música universal e influenciando gerações atrás de gerações!

O legado deixado por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr sublima um único estilo e mesmo que o rock fosse a base, a banda foi pioneira em misturar elementos do folk, progressivo, psicodélico e até da música clássica entre inúmeras referências inseridas em seus sons. Responsáveis por verdadeiras obras primas, os Beatles falaram de revolução, de loucura, amizade e de amor de uma forma única.

Beatles

Os Beatles em si estrelaram cinco filmes, todos os quais relacionados à trilha sonora de seus álbuns. A banda participou de dois filmes filmados por Richard Lester:

A Hard Day’s Night (1964) e Help! (1965).

O grupo produziu, dirigiu e atuou no filme de televisão Magical Mystery Tour (1967), e no filme de animação psicodélico Yellow Submarine (1968). Seu último filme, o documentário Let It Be, lançado em 1970, mostrou as sessões de ensaios e gravações para o projeto Get Back de 1969, e ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.

Quando o filme Let It Be foi lançado, os Beatles já haviam se separado e acabou sendo reconhecido como documentário sobre o fim da banda. As câmeras captaram discussões, desinteresse e uma briga entre Paul e George.

Inúmeros filmes e documentários foram inspirados nos garotos de Liverpool, juntos ou individualmente e separamos alguns títulos para os que já adoram os Beatles e para aqueles que estão descobrindo a maravilha que é ser um beatlemaníaco. Como são muitos os filmes, possivelmente, este é apenas o primeiro post.

Disponível no Netflix:

O garoto de Liverpool (2009)

A juventude de John Lennon é retratada na cinebiografia dirigida por Sam Taylor-Johnson. Estrelada por Aaron Taylor Johnson (Kick Ass e Animais Noturnos), o filme não chega a mostrar a fase de estrelato dos Beatles, mas há muitas referências da cidade de Liverpool que acabaram parando nas letras das músicas do quarteto.

George Harrison: Living in the material world (2011)

Dirigido por Martin Scorsese, o documentário faz um relato detalhado da vida de George Harrison e apesar da atenção principal ficar apenas com George, a maior parte da história  envolve a trajetória dos Beatles, desde a formação da banda, até o sucesso avassalador, a separação e os projetos de Harrison após este período.

 

 It was fifty years ago today! The Beatles: Sgt. Pepper & Beyond (2017)

O  documentário foi produzido para marcar os 50 anos do Sgt. Peppers e dá um pouco do contexto da banda antes, durante e após o lançamento do álbum.

Agora fora do Netflix, você encontra os demais títulos na internet ou em DVDs.

Across The Universe (2007)

Um dos filmes que não pode faltar na lista de um fã de Beatles é o musical Across the Universe. A estória gira em torno da relação entre Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood) e assim como os discos gravados nos estúdios Abbey Road, cada uma das 33 músicas escolhidas se encaixam perfeitamente, e ajudam a contar a história e os dramas vividos pelos personagens como Prudence, Max, JoJo (uma referência a Jimi Hendrix),  Sadie (que é uma referência a Janis Joplin).

Também traz participações especiais de Bono (como hippie Dr. Robert cantando “I am The Walrus”), Joe Cocker (triplo papel de um cafetão, mendigo e hippie emprestando sua voz rouca para “Come Together”), Salma Hayek(dançando “Happiness is a Warm Gun” vestida de enfermeira) e do comediante Eddie Izzard (o apresentador do circo em “Being For the Benefit of Mr. Kite!”).

 

Capítulo 27 – O Assassinato de John Lennon

O filme descreve a vida de Mark David Chapman momentos antes de ele se tornar mundialmente conhecido como o assassino do Beatle John Lennon. Chapman atirou em Lennon em frente ao apartamento do músico (o edifício Dakota) em Nova York, em 8 de dezembro de 1980. O filme recria com dramatismo os apavorantes planos de Chapman, que foi interpretado por Jared Leto.

 

Yesterday (2019)

O filme é estrelado por Himesh Patel como o músico Jack Malik, que após um acidente acorda em um estranho universo onde ele se torna a única pessoa que se lembra dos Beatles; ele então se torna famoso levando crédito por escrever e tocar suas músicas. Lily JamesEd Sheeran e Kate McKinnon também estrelam Yesterday.

Paul McCartney Carpool Karaoke (2018)

Não é um filme, mas são quase 24 minutos de muita emoção na participação de Paul McCartney no canal The Late Late Show with James Corden .

 

Bonus*

The Linda McCartney Story (2000)

Falando em Paul, não dá pra deixar passar o filme que conta a história de amor com Linda. O filme enfoca basicamente a vida do casal nas décadas de 60 e 70, desde a separação dos Beatles, a formação do Wings e diversos outros acontecimentos no qual estiveram presentes. É muito emocionante e aqui tem o link do filme completo:

 

Gostou? Deixe nos comentários os filmes que não podem faltar na sua lista!

 

Publicidade
Publicidade

Deixe uma resposta