Escritor gaúcho resgata o aspecto inventivo da infância em ‘O Aviador de Sonhos’

0
13

Caxias do Sul 27/10/2020 –

Jonas Piccoli lança livro infantojuvenil com caráter lúdico e sensível em relação a perdas importantes

Nome já consolidado no cenário cultural gaúcho, Jonas Piccoli agora alça novo voo, literalmente. Aos 42 anos, traz a público O Aviador de Sonhos, seu novo livro infantojuvenil. Ator, escritor e dramaturgo, Jonas considera O Aviador de Sonhos uma das obras mais emblemáticas entre seus outros cinco títulos já publicados. “Precisei de mais maturidade para escrevê-la. É uma obra sensível para mim, toca pontos que mudaram minha vida”, revela. O desafio estava em falar do belo e do lúdico na vida de uma criança inventiva nas suas brincadeiras e, ao mesmo tempo, tratar de um assunto caro, baseado em um fato real, que foi enfrentar, em tenra idade, a perda do irmão mais velho. O ator cumpriu o desafio com enfático louvor ao criar um texto leve e divertido sobre o entendimento da vida, enriquecido pelo traço animado e colorido do ilustrador Fredy Varela.

O Aviador de Sonhos tem no personagem Tisiu seu fio condutor. É uma criança que busca sempre uma forma criativa de superar as barreiras. A partir da amizade que faz com um vizinho, Tisiu ensina ao novo amigo a sua forma de brincar e ver o mundo, dando asas à imaginação. Por exemplo, uma simples colcha velha, apoiada em duas cadeiras, transformava-se em um poço de areia movediça, a mesa de centro da sala fazia as vezes de navio pirata, enquanto uma cadeira colocada na horizontal tornava-se um “avião superpotente”, que usa sonhos e brincadeiras como combustível, mantendo vivos a memória e o sonho de seu irmão. “Falo da imaginação e da amizade, mas penso que o livro possa abrir o diálogo com a criança de forma bastante lúdica para se falar da perda de um ente querido, e o quanto uma amizade pode ser benéfica no enfrentamento de um momento difícil”, destaca Jonas.

O autor já prepara esquetes teatrais de trechos do livro que, em breve, aterrissa nos palcos. “Quando comecei a escrevê-lo, automaticamente já imaginei uma peça, porém de caráter mais intimista em relação aos demais espetáculos do Ueba. Para mim, a literatura complementa o teatro e vice-versa, um se equilibra no outro”, acredita o ator, que já encenou mais 50 textos dramatúrgicos.

O livro tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul por meio do apoio cultural da Racon Consórcios e Instituto Elisabetha Randon. A parceria cultural é da RBS TV e Fátima Saúde.

Serviço
O quê: lançamento do livro O Aviador de Sonhos, de Jonas Piccoli
Onde: www.grupoueba.com.br
Quanto: o livro está à venda no site www.grupoueba.com.br pelo valor promocional de R$ 29,90

O Aviador de Sonhos
Textos: Jonas Piccoli
Ilustrações: Fredy Varela
Revisão: Ana Cardoso
48 páginas
Tiragem: mil exemplares
Editora: Ueba

Website: http://www.grupoueba.com.br

Deixe uma resposta