Envelhecer é um presente - Dia do Idoso
Orlandina Heller
Publicidade

Já disse Arnaldo Antunes: A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer.

No Brasil os idosos representam 14,3% da população, são aproximadamente 29,3 milhões de senhores e senhoras que afrontam e enfrentam as dificuldades da idade. Existem 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo!

O Dia do Idoso (hoje, 1º de outubro) foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos, e que, com ela, novos desafios surgirão.

Mas o idoso traz consigo pelo menos 60 anos de experiências, vitórias e decepções, sorrisos e lágrimas. Ele certamente se despediu de muita gente ao longo do caminho, viu amigos e amores partindo, viu gerações nascerem, sonharem e crescerem.

Viu o mundo e seu próprio corpo mudarem de tantas formas diferentes que essa experiência faz com que pessoa idosa tenha consigo um amigo inseparável: O auto-conhecimento, que faz com que ela saiba como seu corpo e mente vão reagir à determinadas situações, e a provável resolução de inúmeros problemas cotidianos que tiram o sono dos mais jovens.

Dia do idoso

São pilares da família, responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio, ajudando à criação dos mais novos e aprendendo com eles à acompanhar as mudanças tecnológicas.

Assim que nascemos estamos sujeitos à morte, como dizem sabiamente os mais velhos: “Essa é única certeza que temos na vida”, então é preciso homenagear e valorizar as pessoas que seguem lutando na batalha contra o tempo, pois cada ruga traz uma história e cada fio de cabelo branco já deve ter deixado em algum momento um ensinamento pelo caminho e com certeza muitas alegrias.

Idade avançada não é sinônimo de incapacidade, há sempre um jeito de descobrir novas formas para ser feliz. Juventude não é apenas uma época da vida, é um estado de espírito.

Uma homenagem merecida mas apenas para todos os idosos que propagam os valores de bem, porque, infelizmente, pessoas do mal também envelhecem.

Para quem é do bem, Feliz dia do Idoso!

***

Homenagem à Mais Bela Idosa que conheço

Orlandina - Envelhecer é um presente - Dia do Idoso
Crédito: Arquivo Pessoal
Quadro - Envelhecer é um presente - Dia do Idoso
Quadro feito por Orlandina Heller

A senhora da foto é Orlandina Heller, avó desta que vos escreve! Nascida em 1940 ela teve cinco filhos, dois hoje moram com ela, dois faleceram ainda bebês e o mais velho faleceu aos 33 anos em um acidente de carro. Vinda de uma família humilde, ela não terminou o primeiro grau, casou, foi traída, se divorciou aos 50 anos, fez supletivo e terminou os estudos, se levantou com a cabeça erguida de várias formas. Se descobriu artista plástica aos 75 anos sem nunca ter pego em um pincel, frequenta o grupo de terceira idade em São José dos Pinhais no Paraná e foi eleita a Rainha da Primavera neste ano com o grupo da Terceira Idade de Florianópolis em Santa Catarina. Foi eleita a segunda princesa Concurso “A Mais Bela Idosa”, faz a melhor lasanha do mundo e até os netos que moram em outras cidades não perdem a chance de curtir a energia dessa vovó que ensina como é ser exemplo de ser humano, de alicerce, de mulher.

 

**

Por Amanda Lyra – Cantora, compositora, produtora e apresentadora, cadeirante e idealizadora do Projeto Solyra. Diretora e Editora chefe do Expresso Livre e Portal VRNews!Siga ela no FACEBOOK e INSTAGRAM

 

 

Publicidade

Deixe uma resposta