Dia dos Professores
Vera do Rosário - Uma das professoras que sempre incentivou e ajudou os alunos. Uma das inspirações para essa matéria.
Publicidade

Hoje, comemoramos o dia dos Professores!

Desde 1827, o dia 15 de outubro virou um marco na história da educação no Brasil. O imperador D. Pedro I instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Por isso a data foi escolhida para ser oficialmente comemorado o Dia dos Professores

Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

A data foi oficializada em 1963 pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

Toda essa proposta é mais que merecida, sendo que se não houvesse pessoas dedicadas à lecionar, não existiriam profissionais capacitados.

Quem não tem na memória um professor que foi essencial para o crescimento acadêmico e até moral? Uma professora que deu aquele conselho pra vida toda, que incentivou os seus dons e valorizou seu esforço.

O maior problema neste ponto é justamente a desvalorização da profissão mais importante que existe. Mesmo admirados, sofrem constantemente com baixos salários, em muitas escolas as condições são precárias, com o trabalho excessivo, indisciplina dos alunos e superlotação das salas, além de muitas vezes serem barrados por burocracias que dificultam a inclusão que buscam para os alunos.

Dia dos Professores
Mural feito pela equipe de professores da Escola Especial Tomaz Édison em Curitiba

Os professores se sentem também responsáveis não só pela parte pedagógica, mas pelo bem estar e condições dos alunos e famílias, assim como da comunidade em que atua. A maioria dos professores não conseguem fechar os olhos para diversas injustiças que muitas vezes o estado não intervém e tiram recursos do próprio salário (que já é baixo), para auxiliarem algumas famílias em situações de risco.

Profissionais que passam dias e noites corrigindo provas e trabalhos, pensando em novas formas atrativas de lecionar, se fantasiam, ajudam e coordenam os eventos da escola junto com a equipe, exploram a melhor forma de lidar com as dificuldades e das habilidades de seus alunos, se preocupam e se encarregam de oportunizar o máximo de experiências positivas dentro do ambiente escolar. Como seres humanos, também lidam com suas angústias e frustrações, sofrem e choram pelos alunos perdidos ao longo do caminho, ficam sem voz, constantemente com problemas respiratórios e altos níveis de estresse, mas riem e se divertem com as situações mais improváveis que acontecem nas salas de aulas, torcem e comemoram os sucessos de seus alunos e saem de casa com a certeza que estão fazendo seu papel na sociedade rumo à um mundo mais justo e com educação.

Dia dos Professores - 15 de outubroEm contrapartida, o piso Nacional Salarial dos Professores está em R$ 2.557,74, muito pouco para o tamanho da responsabilidade que carregam. É preciso discutir novas políticas públicas e investir na educação, estrutura das escolas e salários condizentes para os profissionais que formam a base de todas as profissões.

Enquanto isso não acontece, o importante é que seja no mínimo valorizado diariamente o trabalho de quem se dedica à ensinar, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos roubar.

Um salve à todos os mestres que se dedicam ao futuro da humanidade com amor, carinho e um salário menor que de um assessor parlamentar.

 

*Fonte: Brasil Escola

Amanda Lyra – Cantora, compositora, produtora e apresentadora, cadeirante e idealizadora do Projeto Solyra. Diretora e Editora chefe do Expresso Livre e Portal VRNews!

Siga ela no FACEBOOK e INSTAGRAM.

Leia Mais matérias AQUI

 

Publicidade

Deixe uma resposta