Publicidade

21/10/2020 –

Luiz Manoel de Amorim Nogueira Júnior explica cuidados para ter um coelho como pet que podem ajudar o dono a ter convívio saudável com o animal.

Os animais conquistam as pessoas devido à beleza e ao comportamento dócil. Com os coelhos não é diferente. No entanto, antes de adotar um, é necessário saber os principais cuidados para ter um coelho como pet.
Isso porque cada animal tem características muito marcantes e um jeito diferente de agir em determinadas situações.

Portanto, é importante buscar conhecimento no intuito de construir uma convivência saudável.
Dono do Canil Toca do Jalapão, Luiz Manoel de Amorim Nogueira Júnior enumera os cuidados e as responsabilidades para tutores do animal.

Alimentação correta garante saúde
Por serem mamíferos herbívoros conhecidos como lagomorfo, folhas e vegetais frescos devem estar presentes nas refeições. No entanto, não são todas elas. É recomendável o consumo de chicória, rúcula, talos de cenoura e demais alimentos ricos em fibras que os previnam de obstrução gastrointestinal e Estase.

O feno deve ser servido em abundância, principalmente na gaiola onde o animal for dormir. Na intenção de combater a obesidade, o mesmo não pode ser dito em relação à ração. A recomendação são porções moderadas: uma colher por quilo do animal.

Limpeza diária dos utensílios é essencial
Apesar de serem animais muito afáveis, os coelhos são temperamentais em determinados momentos. Porém, uma das questões que proporciona uma boa qualidade de vida a eles é a limpeza diária do bebedouro e do utensílio em que é colocada a comida.

Outro cuidado para ter um coelho como pet está relacionado à escolha da gaiola ideal. É nela que o animal poderá dormir e passar boa parte do tempo. Alguns donos preferem deixá-los em ambiente abertos, porém delimitados e sem a presença de raios de sol ou correntes de ar no local. O tamanho da gaiola é o que proporciona uma boa saúde e bem-estar para o animal. Quanto maior, melhor é a rotina do bicho. Brinquedos e madeiras para roer também ajudam na redução do estresse.

Coelhos precisam de companhia
Apesar de não necessitar da presença do dono constantemente, o coelho é um animal companheiro e também precisa de carinho e afeto, assim como cães, gatos e outros animais domésticos. Sendo assim, a companhia frequente do dono fortalece o vínculo com o animal e torna a convivência mais saudável.

Rotina de consultas ao veterinário
Entre os cuidados para ter um coelho como pet, as consultas periódicas ao veterinário são uma das mais importantes. Normalmente, as visitas acontecem quando os animais precisam tomar vacinas, mas o dono deve se atentar a algumas doenças muito habituais na vida desses animais.

Por exemplo, resfriado, fungos e sarna.
Além desse compromisso, é importante dar banho a cada 15 ou 30 dias (a depender do tamanho do pelo), cortar as unhas e sempre colocá-lo para fora da gaiola. No entanto, é necessário que o animal tenha supervisão, pois corre o risco de roer fios, objetos ou ficar por trás de máquinas de lavar e mesas de computadores que dispõem de muita afiação.

Website: https://br.linkedin.com/in/luiz-manoel-de-amorim-nogueira-junior-980361139

Publicidade

Deixe uma resposta