Cuidados na gravidez: como aproveitar os dias quentes de forma segura?

0
11

São Paulo 28/9/2020 – O consumo adequado de água durante o verão está entre os principais cuidados na gravidez nessa estação.

Com a estimativa de termômetros marcando dias acima dos 30 °C, as gestantes devem redobrar os cuidados de saúde nessa fase da estação.

A primavera deu seus primeiros passos e, mesmo que seja considerada uma estação com temperaturas amenas, são comuns dias ensolarados e de muito calor. As gestantes costumam sentir bastante os dias quentes e alguns cuidados são indispensáveis apara essas mulheres. 

Hidratar-se, não se expor ao Sol das 10 às 16 horas, ter uma alimentação leve e ficar em locais frescos e arejados são alguns cuidados adicionais na gravidez durante esses dias. Tais recomendações, segundo os médicos ginecologistas e obstetras da Clínica BedMed, evitam que a gestante tenha oscilações na pressão arterial, quadro quadros de desidratação desidratações e episódios de tonturas. 

“Dores de cabeça, tonturas e quedas da pressão arterial podem ocorrer em dias de temperaturas elevadas, sendo fundamental que a gestante consiga se abrigar-se em local fresco e arejado, assim como manter uma alimentação leve e beber água de forma abundante”, explica Dr. Bruno Bedoschi, médico da clínica BedMed. 

A seguir, alguns cuidados na gravidez que devem ser seguidos de acordo com o médico ginecologista e obstetra. 

  1. Ficar em locais frescos:

A indicação é optar por locais mais frescos para minimizar as chances de elevação da temperatura corporal –, que já é maior nas gestantes. Dessa forma, ambientes com infraestrutura composta por ar-condicionado, ventiladores ou que sejam naturalmente frescos, tais como as sombras dedas árvores, são recomendados. 

“Evitar ficar muito tempo dentro de carros, principalmente em horários de pico e com trânsito, e em locais com elevada concentração de pessoas e sem o devido distanciamento social, indispensável nesse momento”, evidencia o Dr. Bedoschi. 

  1. Manter a hidratação:

O consumo adequado de água durante o verão está entre os principais cuidados na gravidez nessa estação. Manter a hidratação diminui as chances de inchaço, fraqueza, tonturas e alterações da pressão arterial. “O correto é a ingestão superior a dois litros de água por dia, principalmente em dias de temperaturas elevadas”, diz o ginecologista obstetra. 

Além disso, a água é uma aliada para refrescar e controlar a temperatura corporal, evitando que ela aumente.

  1. Evitar o Sol e a importância do protetor solar:

Além de quadros de indisposição, as gestantes ficam mais susceptíveis a problemas de pele, tais como o surgimento de melasmas ou estrias, o que exige cuidados na gravidez, especialmente, nos dias quentes da primavera e do verão. 

A recomendação é evitar a exposição solar nos horários em que ela é mais intensa, como entre às 10has 10 e 16h16 horas. Além disso, sempre use o protetor solar, no rosto e no corpo, para reduzir aso surgimento de manchas na pele e evitar queimaduras ou, até mesmo, insolação devido à exposição solar incorreta. 

 

  1. Importância da alimentação:

A alimentação é uma aliada indispensável à gestante, que deve evitar o consumo de alimentos pesados, como massas, e que podem intensificar o desconforto com o calor, além de reduzir o consumo de gorduras, açúcares e sódio.

“Invista em frutas, verduras, legumes e frutas secas para ter uma dieta balanceada e não ter incômodos com a digestão”, orienta o Dr. Bedoschi.

  1. Usar roupas leves:

A recomendação é usar roupas mais leves, pois, são mais confortáveis e vão ajudar a melhorar a sensação térmica da gestante. Os tecidos quentes podem provocar mal-estar e intensificar o suor, causando desidratação. 

  1. Carregar um spray de água:

É comum precisar sair em horários mais quentes nos dias de verão, uma opção é ter um spray com água na bolsa. Borrifar no rosto ao sentir uma onda de calor ajuda a refrescar, diminuir a temperatura corporal e manter a hidratação. 

  1. Ter cuidado ao aproveitar a praia ou a piscina:

Nos feriados prolongados ou nas férias de verão, os cuidados já mencionados são primordiais e devem ser somados a maior atenção ao refrescar-se no mar, por exemplo. “A gestante tem seu equilíbrio um pouco afetado durante o período gestacional. Por isso, redobrar a atenção ao tomar um banho de mar. Evitar entrar no mar em dias que ele está mais agitado. Tombos devem ser evitados e as grávidas precisam redobrar os cuidados nessas duas situações”, finaliza o ginecologista obstetra da Clínica BedMed. 

Website: https://bedmed.com.br/

Deixe uma resposta